Enquadramento

O ‘Brain Ideas 2.0’ tem como objetivo aumentar o conhecimento e o respeito dos alunos relativamente ao valor da propriedade intelectual (PI), enquanto ferramenta para proteger a criatividade e a inovação.

Esta ferramenta de sensibilização, ao apresentar um conjunto de informações e questões, será o ponto de partida para a reflexão e debate sobre os vários temas relacionados com a propriedade intelectual, de onde se destacam: produtos originais e a contrafação, os direitos de autor, as fontes legais de conteúdos digitais e a pirataria.


A propriedade intelectual é nas sociedades do conhecimento uma ferramenta fundamental para: (a) reconhecer e remunerar os criadores intelectuais, científicos ou culturais; (b) promover a criatividade e inovação de empresas organizações e empreendedores, (c) estimular e dinamizar a economia, (d) criar emprego e (e) garantir aos consumidores qualidade, segurança e respeito pelos seus direitos. 

  • Se piratearmos uma música, o músico não será reconhecido e remunerado e, no limite, poderá ter de deixar de se dedicar à música. 
  • Se as empresas não venderem obras culturais, os circuitos de distribuição vão desaparecer e com eles o acesso à cultura. 
  • Se os softwares forem copiados sem respeitar as patentes, criadores e empresas não são reconhecidos nem compensados pelo investimento de tempo e dinheiro que fizeram.
  • Se comprarmos roupa ou medicamentos contrafeitos, pode ser mais barato, mas não temos garantias de qualidade e muitas vezes a nossa segurança pode ficar em risco.


O jogo foi concebido para ser usado por professores, em contexto de sala de aula, para melhorar o conhecimento dos alunos sobre a importância da propriedade intelectual enquanto jovens cidadãos e jovens consumidores.

 

No entanto, o ‘Brain Ideas 2.0’ pode ser jogado por qualquer pessoa com interesse nestas matérias, nomeadamente famílias com crianças e jovens que procuram atividades que combinam entretenimento e aprendizagem.


O acesso à plataforma online é gratuito, sendo necessário que os Professores (no papel de responsável pela dinamização do jogo) procedam à criação de um registo individual de participante. Através das suas contas, os Professores podem criar jogos de tabuleiro, que colocam à disposição dos seus alunos, não sendo necessário que estes criem registos individuais de participante.

 

Para mais informações consulte as Regras do Jogo online

 

O ‘Brain Ideas 2.0’ é jogo de tabuleiro online promovido pela DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, com o apoio do EUIPO – Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia.

 

Para quaisquer esclarecimentos relacionados com o quiz ‘Brain Ideas 2.0’, contactar por via eletrónica para o endereço de correio: decojovem@deco.pt