Regras do Jogo
Este jogo foi concebido para ser jogado em contexto de sala de aula ou familiar, presencial ou virtual, sendo que o professor/educador constitui equipas de alunos que poderão competir entre si.
Cada professor/educador deve estar registado individualmente para participar.
No entanto, o jogo é de acesso livre e pode ser jogado por qualquer pessoa, em particular por famílias com crianças e jovens que apreciam atividades que combinem entretenimento e aprendizagem.
Para isso, basta entrar com o USERNAME brain e a PASSWORD decojovem e seguir as regras.
O quiz ‘Brain Ideas 2.0’ está disponível online num formato de Jogo de Tabuleiro virtual e pode ser jogado em desktop ou tablet.
Apenas os Professores/educadores necessitam de criar um registo de utilizador para aceder ao quiz 'Brain Ideas 2.0' e, assim, criarem e dinamizarem jogos de tabuleiro em sala de aula com os seus alunos ou em família.
Aos alunos não é solicitada a criação de registos individuais de utilizador.
Quem pode criar Jogos de Tabuleiro? Os Professores/educadores.
A quem são dirigidos os Jogos de Tabuleiro? Aos Alunos.
O circuito de jogo é infinito (sem casa de chegada) e é controlado por tempo de jogo.
TEMPO DE JOGO: A duração total de cada jogo são 10 minutos.
O jogo pode ser suspenso e retomado para se adaptar a situações imprevisíveis ou, simplesmente, para permitir debater as perguntas e as respostas.
Cada participante joga o mesmo número de rondas e todas as rondas do jogo são completadas.
PARTICIPANTES: Mínimo 2 jogadores, máximo 5 jogadores.
A ordem de apresentação dos jogadores define a sequência de jogo.
Em cada Jogo de Tabuleiro podem participar 2 a 5 jogadores. De acordo com a dinâmica da turma, cada jogador tanto pode representar individualmente um aluno como pode ser usado para representar uma equipa (um coletivo de alunos) que assim competirão entre si.
O Professor/educador pode optar por CRIAR UM NOVO JOGO, que fica logo disponível para ser iniciado no computador ou tablet onde é gerado ou, em alternativa, PREPARAR JOGOS, criando partidas que ficam guardadas e podem ser iniciadas mais tarde.
Cada Jogo de Tabuleiro é realizado no mesmo computador ou tablet pelos 2 a 5 jogadores indicados pelo Professor/educador como participantes.
No instante em que cria o Jogo de Tabuleiro, o Professor/educador tem a possibilidade de personalizar o nome de jogador de cada participante, o qual não pode ser posteriormente alterado.
Para os alunos darem início ao jogo, basta cada jogador selecionar um dos peões disponíveis e, em seguida, é possível INICIAR O JOGO.
O tabuleiro tem casas específicas para as 3 Categorias de perguntas: Produtos originais e contrafação, Propriedade Intelectual, Fontes legais de conteúdos digitais e pirataria.
E ainda casas especiais que permitem que seja o jogador a escolher a Categoria à qual pretende responder.
O jogador tem 45 segundos para responder.
Não é possível parar o tempo de resposta, eliminar opções de resposta ou trocar de pergunta ou categoria.
No final, depois de o jogador responder ou quando é atingido o tempo limite, é sempre apresentada a resposta correta.
Cada jogador responde e passa a vez ao próximo, independentemente de acertar ou errar a resposta.
Os jogadores recebem pontuação por cada resposta correta. No final do jogo, os jogadores que completem a partida nos 3 primeiros lugares recebem pontuação adicional.
A lista de jogadores tem sempre disponíveis todas as pontuações e permite ainda consultar o tempo total jogado por cada um.
Em caso de empate na pontuação, é o tempo de jogo que determina o vencedor: vence o mais rápido.
A ronda que estiver a decorrer quando se esgotam os 10 minutos de jogo é sempre jogada até ao fim, ou seja, até ser completada por todos os jogadores.
As dúvidas e sugestões relacionadas com o quiz ‘Brain Ideas 2.0’ devem ser enviadas por via eletrónica para o endereço de correio: